Biotech Patent News: Nanopartículas de prata e silício contra bactérias resistentes a antibióticos

14 Jul 2017

E hoje vamos de tecnologia brazuca. Um grupo de pesquisa brasileiro desenvolveu uma maneira prática de matar bactérias resistentes a antibióticos. Eu venho chamando a atenção para essa questão da resistência bacteriana que é um problema técnico daqueles...

 

O que esses cientistas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) fizeram foi utilizar nanopartículas de sílica-prata tóxicas cobertas com ampicilina, um tipo de antibiótico. Esse antibiótico não mata as bactérias resistentes a ele, mas protege o corpo da toxicidade das nanopartículas, o que permite o seu uso para atacar as bactérias.

 

Já existem medicamentos comerciais contendo nanopartículas à venda nas farmácias, mas normalmente as partículas servem para cobrir o ingrediente ativo de modo a protege-lo e prolongar a o tempo ativo dentro do organismo. A estratégia dos pesquisadores brasileiros foi diferente, pois utilizaram compostos químicos do lado de fora, na superfície, das nanopartículas de modo a direcioná-las ao local de ação específico.

 

Eu imagino que os pesquisadores tenham solicitado a patente para essa tecnologia. Mas, caso não tenham feito, ainda dá tempo, ao menos no Brasil. Algumas leis prevêem um período, chamado de período de graça, em que a divulgação da invenção não é considerada estado da técnica e não pode ser usada contra ele durante o processo de patenteamento.

 

Contudo, nunca é recomendado contar com esse artifício porque as legislações variam bastante. Por exemplo, em Portugal, o período de graça, ou período gracioso, não inclui a divulgação pelo próprio inventor num artigo científico, por exemplo (Art. 57°CPI). Já o Brasil aceita (Art. 12(I) LPI), mas tem que correr: o período de graça é de somente doze meses.

 

Para o estudo original:

 

Oliveira, JFA et.al. Defeating Bacterial Resistance and Preventing Mammalian Cells Toxicity Through Rational Design of Antibiotic-Functionalized Nanoparticles. Scientific Reports 7, Article number: 1326 (2017) doi:10.1038/s41598-017-01209-1

 

 

 

https://www.medgadget.com/2017/07/toxic-nanoparticles-coated-antibiotics-safely-kill-drug-resistant-bacteria.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
RSS Feed