top of page
Buscar

Biotech Patent News: Genes para cachorros amigáveis



Pausa para cachorros – ou caninos, como diz uma amiga, rs. A bem da verdade, genética de cachorros. Pois cientistas descobriram que os genes que tornaram os cachorros mais amigáveis à convivência com o homem durante o processo de domesticação são os mesmos ligados ao comportamento de humanos extremamente sociais, no caso, pessoas portadoras da Síndrome Williams-Beuren.


Não se sabe muito acerca do processo de domesticação que fez com que os cães surgissem a partir dos lobos, mas a ideia é que os lobos que eram mais amigáveis em relação aos humanos tinham uma vantagem competitiva na briga pela sobrevivência. Os cientistas encontraram variações em três genes associados a comportamentos sociais direcionados a humanos no genoma dos cães: WBSCR17, GTF2I and GTF2IRD1. Todos os três associados à Síndrome de Williams-Beuren.


E aí, será que os resultados de uma pesquisa científica como essa podem ser patenteados?


Bom, somente invenções podem ser protegidas por patentes. Contudo, as legislações não definem uma invenção pelo o que ela é, mas, ao contrário, pelo o que ela não é, rs Como uma definição legal deve ser escrita de modo a compreender invenções futuras – e a gente simplesmente não tem como saber o que os inventores do futuro vão inventar, rs – os legisladores preferiram deixar a definição de invenção em aberto e em vez disso, optaram por listar o que NÃO se considera invenção. Cada país ou território tem a sua lista particular.


Descobertas e teorias científicas estão normalmente na lista. Claro que isso não significa que o conhecimento científico não possa servir de base para uma invenção futura...não, não. Aliás, esse é o caminho mais comum. Outro ponto de interface entre ciência e tecnologia é quando o cientista no meio do seu estudo inventa uma tecnologia para resolver um problema seu, dentro do laboratório, como um novo método de extração de DNA, de purificação de proteína ou um novo tipo de lâmina ou de tubo ou de suporte. É comum essas invenções passarem despercebidas, não deixem! fiquem ligados!


Por fim, não é um barato saber que a doçura dos cachorros é genética?


Para o artigo original:


vonHoldt, B. M. et.al. Structural variants in genes associated with human Williams-Beuren syndrome underlie stereotypical hypersociability in domestic dogs Science Advances 19 Jul 2017: Vol. 3, no. 7, e1700398 DOI: 10.1126/sciadv.1700398


https://www.sciencenews.org/article/these-genes-may-be-why-dogs-are-so-friendly?tgt=nr

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page