top of page
Buscar

Biotech Patent News: Hemodiálise em chip de computador

Que tal se em vez de hemodiálise tradicional pudéssemos filtrar o sangue em um chip?


Esse futuro já não está mais tão distante. Pois um trabalho publicado na Nature Biomedical Engineering mostrou um primeiro passo nesse sentido. Um grupo de pesquisadores de Harvard desenvolveu, a partir de células tronco, um tipo celular chamado de podócito – células renais importantes na regulação da permeabilidade dos rins.



Era justamente a ausência de podócitos humanos funcionais que dificultava o desenvolvimento de modelos de unidade glomerular in vitro – olha o problema técnico aqui!


Antes de publicarem o artigo na revista científica, depositaram o seu pedido de patente (US patent application 14/950859): um procedimento correto. Esse é um ensinamento importante pois isso garante que a invenção tenha novidade, um dos requisitos de patenteabilidade!


https://www.nature.com/articles/s41551-017-0074


Para o artigo orginal, Musah, S. et.al. Mature induced-pluripotent-stem-cell-derived human podocytes reconstitute kidney glomerular-capillary-wall function on a chip. Nature Biomedical Engineering 1, Article number: 0069 (2017) doi:10.1038/s41551-017-0069

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page