top of page
Buscar

Biotech Patent News: pode uma bactéria ser usada como um medicamento anti-viral?

Você já tomou um antibiótico e ele simplesmente não fez efeito? Um dos grandes problemas médicos da atualidade são as bactérias resistentes. Algumas são tão resistentes que, simplesmente, não existe antibiótico que as mate, são as chamadas super bactérias. Já imaginou voltarmos a morrer de febre? Não é o caso de nenhum alarme porque sempre podemos contar com a tecnologia.


Pois bem, alguns cientistas conseguiram matar essas bactérias com vírus! Sim, eles usaram os vírus como uma ferramenta. São um tipo especial de vírus que infecta bactérias chamados de bacteriófagos, ou simplesmente, fagos. Uma vez me perguntaram porque alguém iria querer patentear um vírus. Aqui está uma razão!


A ideia de usar fagos para matar bactérias não é uma ideia nova e o próprio descobridor dos fagos, Félix d'Herelle, já havia imaginado esse uso que ele chamou de fagoterapia e isso lá em 1926, mas só agora está sendo possível desenvolver uma tecnologia que supere os obstáculos – olha o problema técnico aqui!



Os pesquisadores testaram os fagos em camundongos que mimetizam as infecções que ocorrem em pacientes de câncer sob tratamento quimioterápico. Não apenas os fagos foram eficazes na redução dos níveis de bactérias como foi um tratamento de baixíssimo custo. E o melhor: fagos não infectam humanos!


Para o artigo original: Sabrina I. Green, Jason T. Kaelber, Li Ma, Barbara W. Trautner, Robert F. Ramig, Anthony W. Maresso. Bacteriophages from ExPEC Reservoirs Kill Pandemic Multidrug-Resistant Strains of Clonal Group ST131 in Animal Models of Bacteremia. Scientific Reports, 2017; 7: 46151 DOI: 10.1038/srep46151


https://www.fightcancerglobal.com/blog/can-natural-drugs-to-combat-superbugs/

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page