top of page
Buscar

Biotech Patent News: Processo microbiológico capaz de reduzir os níveis tóxicos de mercúrio

Toda a gente sabe que peixe é um alimento considerado saudável, em especial por conter ômega-3, um nutriente que o nosso corpo não produz. O que não é de conhecimento tão geral é que os peixes podem conter altos níveis de mercúrio – em particular, peixes predadores como o atum e o peixe-espada – um metal muito prejudicial à saúde.


Pois pesquisadores do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge identificaram um novo processo para reduzir a toxicidade dos peixes e diminuir os seus efeitos nocivos sobre a saúde. Eles identificaram bactérias capazes de quebrar o metilmercúrio – a forma orgânica e, portanto, tóxica, do mercúrio – em metano e mercúrio, um processo natural chamado de desmetilação. Essas bactérias são chamadas de metanotróficas pois se alimentam do gás metano; o efeito colateral é a diminuição dos níveis de toxicidade na água. É aqui que reside a fronteira delicada entre o que é ciência – conhecimento – e o que é tecnologia – aplicação útil do conhecimento. Com base nessa descoberta, estudos futuros podem vir a desenvolver um processo microbiológico para degradação do metilmercúrio na natureza.


O acordo TRIPS*, um acordo internacional sobre patentes, dentre outros assuntos, proíbe que os países membros não patenteiem processos microbiológicos. Assim, nos 162 membros desse acordo, que inclui todos os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), um processo como esse, em que se utiliza um microrganismo como ferramenta tecnológica, seria plenamente patenteável, caso, é claro, atenda aos demais requisitos de patenteabilidade.


*em inglês: Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights, em português: Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio


Para o artigo original, Xia Lu, Linduo Zhao, Baohua Gu, et al. Methylmercury uptake and degradation by methanotrophs Science Advances 2017 3, e1700041 (2017)May 31, 2017 DOI: 10.1126/sciadv.1700041


https://www.eurekalert.org/pub_releases/2017-05/drnl-nim053117.php

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page